Anatomia da Palavra

 

Anatomia da Palavra junta artistas que abordam relações de linguagem e identidade sob diferentes metodologias como apagamento; contraste; semântica; contexto; transposição.

 

 

A classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Rua da Sofia enquanto Património Mundial da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é, intrínseca e assumidamente, uma distinção do património edificado de Coimbra. Mas, para além do que os nossos olhos vêem e identificam como tangível, a distinção estende-se ao património imaterial justificado pelo papel da Universidade de Coimbra como edificadora e difusora, durante séculos, da língua e cultura portuguesas. Por outras palavras, esta distinção, assumida como protagonista pela primeira edição da Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, exalta o papel fundador da língua na identidade de um povo.

Na arte contemporânea, a palavra tem sido ferramenta para explorar ideias tão diversas como a passagem do tempo; a evolução ou comportamento de um material sobre suportes como papel, pedra e parede; a construção de mensagens, tão aparentemente absurdas quanto irónicas, de observações que nos deixam num impasse entre o riso e a reflexão crítica; e o confronto directo com o observador, provocando uma resposta imediata. E é neste modus operandi, na reflexão sobre a relação da linguagem com os comportamentos sociais que definem a identidade humana, que a exposição Anatomia da Palavra assenta.

Centrada na prática de Detanico Lain (1973 e 1974, Brasil), Frances Stark (1967, EUA), Mónica Capucho (1971, Lisboa) e Luísa Cunha (1949, Lisboa), a exposição Anatomia da Palavra justapõe trabalhos que activam a relação entre a linguagem e a identidade. O que está em análise nestes gestos é a renegociação de diferentes leituras e significados dos trabalhos e, consequentemente, da palavra.

 

Luísa Santos
Curadora

 

 

Ficha técnica
curadoria curator Luísa Santos
co-produção co-production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Casa da Escrita
montagem assembly Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
agradecimentos especiais special thanks to José Miguel Pereira (JACC)

Artistas

Mónica Capucho

Detanico Lain

Frances Stark

Luísa Cunha


Curadores

Luísa Santos


Data início

31/10/2015


Data fim

29/11/2015


Informação adicional

10h-13h 14h-18h

Bilhetes