Energia Psíquica / Colectiva

 

Energia Psíquica junta três artistas espanhóis com vídeo-instalações num conjunto de reflexões teóricas que colocam a arte a par da vida e da sua condição imprevisível.

 

 

La-Casa_web2-1130x640
Daniel Silvo,”La casa, el búnker, la ruina”

 

Javier Velasquez
Javier Velásquez Cabrero, “The Invaders Plan”

 

Juan Zamora
Juan Zamora, “Munda”

 

 

Face ao desafio de pensar uma exposição no âmbito da Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, a nossa primeira decisão foi fazer um projecto que correspondesse à realidade actual. Não se tratava de, enquanto curadores, eleger um tema que nos fosse caro e, a partir daí, pedir a artistas que o interpretassem. O nosso método foi o de mediação das ideias de artistas. Começámos por seleccionar três artistas (Daniel Silvo; Javier Velázquez Cabrero; Juan Zamora), mostrámos-lhes o espaço, informámo-los dos temas e problemáticas abordadas pela Anozero, e propusemos que se encontrassem e que, entre eles, definissem um tema comum aos três.

Os artistas tornaram-se assim nossos cúmplices nesta senda ou, por outras palavras, co-curadores desta exposição no CAPC Sede. A tarefa de encontrar um título, um fio condutor, um tema, um vínculo, coube aos artistas tornados co-curadores e não a nós (Slowtrack) que decidimos escolher apenas os artistas e a metodologia que viria a formar uma narrativa sobre a qual escolhemos, deliberadamente, perder o controlo. Os artistas tiveram assim a liberdade necessária a um processo criativo que implica a realização de um trabalho que se relaciona com outros, em diálogos múltiplos e sucessivos num mesmo espaço.

A cadeia de e-mails entre os três artistas, com a Slowtrack em cc’, num papel que seria esse mesmo – de conhecimento das conversas entre os artistas – daria um texto belíssimo para um catálogo mas daria também demasiadas justificações e pistas para o que podemos ver aqui. Escolhemos deixar espaço para os olhares dos visitantes que poderão completar estas narrativas. Silvo, Velázquez Cabrero e Zamora exploram a energia da mente num espaço carregado de histórias. Enquanto curadoras, regressámos de Coimbra com a certeza de que o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra não é lugar neutro, é um lugar que conhece, recorda e fala. Os artistas, a partir dos seus pontos de vista individuais, estão também conscientes de que não estão sós no processo que se traduz nesta exposição – a memória será o quarto artista a formar a Energia Psíquica.

 

 

Ficha técnica

coordenação geral coordination Inés Muñozcano e Marta Moriarty
curadoria curator Slowtrack
co-produção co-production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Slowtrack, Secretaría de Estado da Cultura do Gobierno de España
montagem assembly Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
parceiros estratégicos strategic partners Mostra Espanha 2015
Javier Velázquez

Artistas

Daniel Silvo

Javier Velázquez Cabrero

Juan Zamora


Curadores

Galeria Slowtrack


Espaços

2 | Círculo Sede


Data início

31/10/2015


Data fim

29/11/2015


Informação adicional

ter-dom 10h-13h 14h-19h

Bilhetes

Actividade integrada na Mostra Espanha 2015