Museu / Francisco Tropa

 

Pensado em 2001, enquanto projecto de arte pública, o Museu será construído no âmbito da Anozero e instalado na Praça Cortes de Coimbra, tornando-se um equipamento cultural urbano. Gerido por um Director, um Curador e um Conservador, o Museu terá exposições com objectos sugeridos pelos cidadãos, em permanente repto à cidade.

 

 

 

Museu é, simultaneamente, uma obra de arte e um museu experimental. Questiona as ideias pré-estabelecidas acerca do que é um museu, como funciona e quais os seus objectivos. Fá-lo apresentando um museu cuja dimensão pode ser percebida num relance, cuja função está exposta ao público e cuja actividade depende directamente do público.
É um edifício rectangular com duas entradas que permitem atravessá-lo na sua largura. De ambos os lados do percurso, duas vitrinas permitem ver duas salas, apenas com acesso pela cobertura. Os objectos a expor nestas salas apenas obedecem a um critério de selecção: através de um convite publicado num jornal local convocam-se os residentes a escolher as peças que gostariam de ver exposta se, através de um pequeno texto, as razões para tal escolha. Esses objectos poderão ser de natureza diversa da obra de arte. A única limitação é a de poderem passar na abertura existente na cobertura, com um metro quadrado.
O Museu tem três funcionários com funções definidas: o Director, o Curador e o Conservador. Ao Director compete escrever o anúncio-convite, receber as propostas, avaliá-las e seleccionar a final. Também a si compete o tempo de exibição e a frequência de novas exposições. O Curador prepara os objectos escolhidos para serem expostos nas duas vitrinas, assim como os textos que os acompanham. Ao Conservador reserva-se o acesso às vitrinas. Será ele o responsável pelo correcto acondicionamento das peças, assim como pela cenografia expositiva dos objectos, segundo o guião dado pelo Curador.
Museu foi concebido e desenhado por Francisco Tropa em 2001 e será construído agora pela primeira vez.

 

 

Ficha técnica

curadoria curator Laboratório CAPC
co-produção co-production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra,
Câmara Municipal de Coimbra

montagem assembly Câmara Municipal de Coimbra, Inwood Soluções de Madeira S.A.
iluminação lighting Climar
mecenas exclusivo exclusive sponsor Construtora San José S.A.
construção construction Inwood Soluções de Madeira S.A.
agradecimentos especiais special thanks to Nilton Ramos

Redactores e Ensaístas

Simone Menegoi


Artistas

Francisco Tropa


Espaços

22 | Praça Cortes de Coimbra


Data início

31/10/2015


Data fim

31/12/2016


Informação adicional

Bilhetes