The Pursuit of Happiness / Lawrence Weiner

The Pursuit of Happiness, de Lawrence Weiner, no espaço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, resulta da instalação de duas das suas obras (& The Pursuit of Hapiness + The Pursuit of Hapiness e As long as it lasts), utilizando o desenho arquitectónico modernista da Biblioteca.

 


Fotografias de Jorge Neves

 

 

Porque é que um artista que usa, quase exclusivamente, linguagem – palavras e frases inscritas nas paredes e no chão de espaços públicos e privados – afirma recorrentemente que é “escultor”? Esta pergunta, repetidamente colocada a Lawrence Weiner, encontra por parte deste, quase sempre a mesma resposta: porque a sua matéria são os materiais referidos que possuem qualidades, como peso e massa, que são, de facto, os materiais da escultura. Ou, mais simplesmente, são as qualidades dos materiais que fazem o mundo físico.

O que é notável em Weiner é a forma como o uso da linguagem (e não de um qualquer outro dispositivo que poderia ser entendido como linguagem) convoca a materialidade do mundo, reconfigurando-o a partir de uma completa recusa expressionista. As frases que Weiner coloca nas paredes, no chão ou em qualquer lugar para o qual concebe e adapta as suas intervenções não são relevantes enquanto portadoras de significados, mas como produtoras e indutoras de sentidos que estão indefectivelmente vinculados à sua presença física e espacial.

Ao longo dos anos Weiner tem vindo a intercalar os seus projectos expositivos, as intervenções urbanas, o uso do livro como suporte, as obras de som realizadas para rádio ou em disco e os desenhos, com uma já extensa obra fílmica.

Em qualquer dos casos, o projecto artístico de Lawrence Weiner deriva de uma permanente necessidade de testar, em várias instâncias de desempenho da produção de sentido, a materialidade das relações humanas dentro do contexto de uma dada cultura. É esse profundo sentido da performatividade relacional que permeabiliza todo o seu trabalho, que constrói as teias de simultaneidades que o complexificam, mas também que fundamenta o carácter físico, corporalizado e frequentemente intuitivo com que mergulhamos nas suas obras e que permite que as possamos tomar como ecos no espaço entre nós e os outros.
É esta possibilidade que se encontra testada, mais uma vez, no espaço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, com a instalação de “& The Pursuit of Happiness + The Pursuit of Happiness”, obra pertencente a Julião Sarmento e “As long as it lasts”, colocada na balaustrada do mezanino.

A adaptação das peças ao espaço, realizada por Weiner, realiza uma envolvência a partir da ideia de duração, durante a qual a procura da felicidade pode ser investida, num lugar de livros e palavras como é a biblioteca.

Esta intervenção é, assim e sobretudo, para os que, no recolhimento da biblioteca, procuram.

 

 

Ficha técnica

curadoria curator Delfim Sardo
produção production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
montagem assembly Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Logowords
agradecimentos especiais special thanks to Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Mai 36 Galerie, Zurich, Julião Sarmento, José Bernardes

Artistas

Lawrence Weiner


Curadores

Delfim Sardo


Espaços

13 | Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra


Data início

31/10/2015


Data fim

29/11/2015


Informação adicional

seg-sex 9h30-10h 17h-17h30 sáb-dom 9h-13h

Bilhetes