Danh Vō

Danh Vō é um artista vietnamita que cresceu na Dinamarca e reside em Berlim, e que tem vindo a desenvolver uma intensa obra na qual combina uma reflexão sobre o passado traumático do Vietname com uma linguagem conceptual sofisticada e uma resolução formal precisa e extremamente cuidada.

A obra que é apresentada constitui um fragmento da enorme instalação We the People, apresentada pela primeira vez na Dinamarca, em 2013, e, em Portugal, na Culturgest Porto, numa exposição com curadoria de Óscar Faria.

A obra consiste num fragmento da Estátua da Liberdade reproduzido à escala 1:1, fabricado em bronze de muito pequena espessura, revelando nessa opção a fragilidade da autocracia popular, seja nos EUA ou em qualquer parte do mundo. Particularmente acutilante quanto à situação atual do mundo, a participação de Danh Vō inclui também um desenho que resulta da descoberta feita por si de uma carta escrita por um missionário ao seu pai, antes de este ser fuzilado, reproduzida pelo próprio pai do artista. A universalidade da proposta reporta-se à complexidade das relações sociais e afetivas tingidas pela violência da guerra ou, no caso de Danh Vō, pelo exílio.

"We the People (detail)", 2011 Escultura de cobre Cortesia da Coleção Teixeira de Freitas, Lisboa. Fotografia Jorge das Neves

“We the People (detail)”, 2011
Escultura de cobre
Cortesia da Coleção Teixeira de Freitas, Lisboa.
Fotografia Jorge das Neves