Cortesia do artista
Cortesia do artista

José Maçãs de Carvalho

José Maçãs de Carvalho nasceu em 1960, em Anadia. Vive e trabalha em Coimbra. É doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2014); tem pós-graduação em Gestão de Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (1998) e é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade de Coimbra (1984). É professor no Departamento de Arquitetura e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

José Maçãs de Carvalho trabalha em fotografia desde a década de 1990 e em vídeo desde 2000. Participou em diversas exposições coletivas e individuais, tendo realizado entre 2011 e 2017 várias exposições em torno do tema da sua tese de doutoramento (arquivo e memória): no CAV e Colégio das Artes, em Coimbra; Atelier Concorde, Galeria VPF, Arquivo Municipal de Fotografia, Museu do Chiado e MAAT, em Lisboa.

Em 2014, publicou o livro Unpacking: a desire for the archive, pela Stolen Books, e em 2016 participou no livro Asprela, fotografias sobre o campus universitário do Porto, editado pela Scopio Editions e Esmae/IPP. Em 2017, publicou Arquivo e Intervalo na Stolen Books, com colaborações de Pedro Pousada, José Bragança de Miranda, Adelaide Ginga e Ana Rito.