shadow pieces on Body frames / Julião Sarmento

shadow pieces on Body frames é uma exposição individual de Julião Sarmento que reflecte sobre a presença do corpo na sua transição para a imaterialidade da imagem entre o que oculta e a ocultação que confere visibilidade. A exposição integra uma projeção, da versão em formato vídeo, do filme Sombra (1976).
Inserido na exposição shadow pieces on Body frames, Julião Sarmento foi convidado a programar o seu ciclo de cinema para a Anozero: Ciclo de Cinema — As Escolhas de Julião Sarmento.

 

 

shadow pieces on Body frames é como um lugar para reflectir sobre a imediatez das imagens que irrompem no nosso quotidiano, e que na obra de Julião Sarmento denotam uma eficácia operativa sobre a sua resistência corpórea, por vezes inominável, e contudo transmutável pela palavra que nos constitui como produtores de outras imagens que resistem na imaterialidade da nossa consciência.
A palavra constitui-se como um impulso reactivo que, sob a inspecção dos mecanismos da percepção, acciona no observador projecções narrativas e ficcionais que atribuem nomes e qualificativos, os quais são de novo devolvidos à imagem visível, confrontando-nos com a insuficiência que cada um destes elementos, a imagem e a palavra, enfrenta para completar a forma e o sentido em cada um dos momentos sobre os quais essa obra recoloca o nosso ponto focal de referência.
Esta condição fragmentária actua como um dispositivo visionário de um processo analítico que Sarmento explora reactivando zonas de fronteira, em que a presença desse Corpo/sombra na sua transição para a imaterialidade da imagem, assume uma dupla condição efémera em que a luz e o tempo que as suas obras elegem (e não apenas na imagem em movimento) se desencontram, por vezes numa dimensão anacrónica, e nos propõe uma tensão subtil na dualidade do visível, entre o que oculta e a ocultação que confere visibilidade.
O filme intitulado “Sombra” (1976)* é uma peça central nesta exposição, que possui fortes conexões com o cinema, como veremos no ciclo comissariado pelo próprio artista sob o título “As escolhas de Julião Sarmento”, que terá lugar na Casa das Caldeiras, onde serão exibidos os filmes The Shape of Things (Neil LaBute, 2003), Shadows (John Cassavetes, 1959), Closer (Mike Nichols, 2004) e Following (Christopher Nolan,1998).

 

* Sombra, 1976; vídeo (DVD transferido de filme Super 8), cor, sem som, 65′ 57”

 

João Silvério

Curador

 

 

Ficha técnica

curadoria curator João Silvério
produção production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
montagem assembly Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
design gráfico graphic design Pedro Falcão
fotografia photography Jorge Neves
apoios supports Teatro Académico de Gil Vicente
agradecimentos especiais special thanks to Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Galerie de France, Galerie Daniel Templon, Jesús M. Castaño, Helena Vasconcelos, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Artistas

Julião Sarmento


Curadores

João Silvério


Data início

31/10/2015


Data fim

29/12/2015


Informação adicional

terça-sábado 14h-18h