Marcus Schmickler / Rafael Toral / Gustavo Costa

Marcus Schmickler – eletrónica
Rafael Toral – eletrónica
Gustavo Costa – percussão

 

Este trio luso-alemão foi especialmente constituído para participar no Programa de Música da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Apesar do carácter de novidade, existem antecedentes de trabalho entre Marcus Schmickler e Rafael Toral, já que ambos fazem parte da orquestra MIMEO. Por outro lado, Toral e Costa já partilharam o palco por diversas vezes.
Todos eles são vozes de enorme relevo na música actual, trabalhando na vanguarda da música escrita e da música improvisada.
Schmickler tem um percurso sólido na música experimental alemã. Depois de ter estudado composição com Johannes Fritsch, o proeminente colaborador de Stockhausen, tem vindo a trabalhar em diversos domínios, desde projetos de cariz mais acessível como Pluramon até obras de música contemporânea interpretadas por conhecidos agrupamentos como o Paragon Ensemble ou a Zeitkratzer de Reinhold Freidl.
Rafael Toral é um dos poucos músicos portugueses cujo nome ultrapassa as fronteiras nacionais. O seu inconformismo faz-se notar desde os suas primeiras intervenções na cena musical portuguesa, bastando recordar que fez parte dos Pop Dell’Arte aquando da gravação do incontornável Free Pop.
Gustavo Costa é percussionista, compositor e dinamizador de um dos mais interessantes coletivos de criadores nacionais (a Associação Sonoscopia). A face mais reconhecida do seu trabalho é o projeto a solo Most People Have Been Trained to Be Bored. O que é certo é que, desde o final da década de 90 tem participado em inúmeros projetos portuenses, contribuindo de forma determinante para a vitalidade da cena musical da Invicta.
Dificilmente se poderão indicar as coordenadas que a música tomará nos dias de trabalho em Coimbra e no seu concerto, a 7 de novembro, no Salão Brazil. A par da absoluta centralidade do trabalho destes artista na música atual, a incerteza em torno dos caminhos que a sua criação colaborativa vai tomar constituem motivos de sobra para dizer que se trata de um concerto imperdível.

 

Curadoria: Jazz ao Centro Clube / Rádio Universidade de Coimbra
Apoio: Goethe Institut Portugal

Música

Gustavo Costa

Rafael Toral

Marcus Schmickler


Curadores

José Miguel Pereira


Data início

07/11/2015


Data fim

07/11/2015


Informação adicional

Horário: 22 horas Preço único: 7 Euros

Bilhetes