Tirado do sério / João Pedro Trindade

 

Pela sua nova contextualização – das ruas de hoje para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Séc. XIII – Tirado do Sério coloca o foco na relação entre o trabalho e o lugar, num confronto entre as suas múltiplas histórias, reais e imaginadas.

 

joão pedro trindade-4

 

joão pedro trindade-3

Fotografias de Jorge Neves.

 

 

Tirado do Sério (2013 – 2015) é a série de trabalhos que dá o título à exposição de João Pedro Trindade (1990, Aveiro) apresentada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, fundado no séc. XIII. A relevância do lugar bastaria para justificar uma exposição de arte contemporânea no âmbito da primeira edição da Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, cujo objectivo principal reside precisamente em dar ênfase à distinção da Universidade de Coimbra, Alta e Rua da Sofia como Património da Humanidade pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) num reconhecimento da importância da História de Coimbra através do seu património edificado que remete também para o património imaterial.

Mas não se trata aqui de criar uma obra especificamente para este lugar. Pelo contrário, trata-se de colocar em diálogo camadas de histórias numa relação recíproca, entre um corpo de trabalho existente de um artista contemporâneo e um mosteiro do séc. XIII. O mundo para o qual somos transportados com Tirado do Sério parte de um conjunto de observações ao espaço que nos rodeia. Por outras palavras, apresenta-nos o mundo em que vivemos, segundo diferentes perspectivas inerentemente subjectivas, e questões que nos levarão, inevitavelmente, a questionar o que muitas vezes os nossos olhos e mente confiam serem factos irrefutáveis.

 

Luísa Santos
Curadora

 

 

Ficha técnica
curadoria curator Luísa Santos
produção production Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
montagem assembly Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
agradecimentos especiais special thanks to Celeste Amaro

Artistas

João Pedro Trindade


Curadores

Luísa Santos


Espaços

23 | Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


Data início

31/10/2015


Data fim

29/11/2015


Informação adicional

ter-dom 10h-17h

Bilhetes